Sete propriedades foram autuadas nos municípios de Sinop, Cláudia, União do Sul e Porto dos Gaúchos por cometerem queimadas e desmates ilegais. As ocorrências foram detectadas durante uma operação da Secretaria do Estado de Meio Ambiente, no mês passado, em todo o Nortão.
Foram devastados 1.314 hectares de mata. O maior registro foi em uma propriedade em Sinop, onde foram destruídos 485 hectares. As multas chegam a R$ 1,5 milhão. O diretor da Sema em Sinop, Paulo Winter, informou ao Só Notícias que, em algumas áreas, foram feitos apenas autos de inspeção, outras foram notificadas e ainda podem recorrer. Em cinco delas as justificativas não foram aceitas e já foram lavrados os autos de infração.
A operação durou cerca de 15 dias. Equipes da secretaria se mobilizaram na região, utilizando helicópteros para detectar as irregularidades. Com o auxílio de dados encaminhados por um satélite, localizavam as áreas e desciam. Após apurar as causas do desmate e incêndios, faziam o flagrante.
Winter alerta que, mesmo sem a utilização do helicóptero (que ajudava a detectar locais das queimadas) os trabalhos continuam na região. Até o próximo dia 15, estão proibidas quaisquer queimadas em áreas rurais e urbanas. Mas, mesmo assim, muitos focos são detectados e, quando confirmado que o incêndio foi provocado intencionalmente, haverá multas.
A regional de Sinop abrange 14 municípios, sendo Sinop, Ipiranga do Norte, Santa Carmem, Vera, Sorriso, Cláudia, Feliz Natal, Nova Ubiratã, União do Sul, Tapurah, Itanhangá, Porto dos Gaúchos, Tabaporã e Itaúba.