Paranaíta, Itaúba, Nova Canaã do Norte e Novo Horizonte aguardam a avaliação da Superintendência de Defesa Civil do Estado para a homologação do pedido de estado de emergência. Os prefeitos já baixaram decretos.
Só Notícias apurou que uma equipe da Defesa Civil fez uma vistoria in loco nas cidades para detectar os reais prejuízos. Em Paranaíta, por exemplo, algumas estradas de acesso a outras cidades e as comunidades rurais estão alagadas. As intensas chuvas fizeram rios e córregos transbordar, dificultando o tráfego. Em Itaúba a situação é semelhante.
Uma fonte informou que tanto Paranaíta quanto Itaúba e Nova Canaã do Norte os problemas caracterizam situação de emergências, mas para ser homologado, ainda depende da análise de documentos. O estado de emergência só é homologado caso os municípios não consigam atender os danos causados, financeiramente.
Em todo o Estado, 16 cidades decretaram situação de emergência. Até o momento, apenas duas, Torixoréu e Planalto tiveram os pedidos homologados e vão receber auxílio. Ainda aguardam avaliação Colniza, Nova Olímpia, Guiratinga, entre outros.
Em Campo Novo do Parecis, Campo Verde e Paranatinga, foi descartado.