quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Nortão: pesquisadores apontam descoberta de 3 novas espécies de peixes

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

Três novas espécies de peixes foram descritas com base no trabalho do Programa de Monitoramento e Estudos da Ictiofauna na região de influência da Usina Hidrelétrica Teles Pires, no rio Teles Pires, entre os municípios de Paranaíta e Jacareacanga (PA):  Myleus pachyodus (família Serrasalmidae); Ageneiosus apiaka (família Auchenipteridae); e Hyphessobrycon pinnistriatus (sem família definida).

As três novas espécies foram descritas no Journal of Fish Biology, respeitada publicação científica britânica. O peixe da espécie Myleus pachyodus recebeu a designação de “dentuço” – pela característica de ter dentes grossos e volumosos, ao contrário de seus congêneres, que têm dentes finos. Já o peixe da espécie Ageneiosus apiaka presta uma homenagem ao povo indígena Apiaká, que habita a região do rio Teles Pires e seus afluentes nos estados de Mato Grosso e Pará.

De acordo com o biólogo João Rodrigo Cabeza, usina, a descrição das espécies representa a importância desses estudos para a região do Baixo Teles Pires, iniciados em 2012, bem como para toda a bacia amazônica, “é uma contribuição significativa para o conhecimento científico da região”. O biólogo e mestre em zoologia Felipe Talin Normando destaca que outras dez espécies ainda estão sendo estudadas e, possivelmente, podem tornar-se novos registros para o rio Teles Pires.

As atividades desenvolvidas foram avaliados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Para confirmação taxonômica, exemplares foram encaminhados ao Laboratório de Ictiologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (LIRP/USP).

As atualizações das informações relacionadas à identificação e à distribuição das novas espécies do rio Teles Pires tiveram como base a literatura atualizada, a consulta ao pesquisador especialista em taxonomia de peixes amazônicos Willian Massaharu Ohara (USP) e as informações publicadas no livro Peixes do Rio Teles Pires: Diversidade e Guia de Identificação (Ohara et al., 2017), também publicado pela UHE Teles Pires.

A Usina Hidrelétrica Teles Pires possui 1.820 MW de potência instalada, energia suficiente para atender cinco milhões de pessoas. O empreendimento é controlado pela Neoenergia (51%), que tem como sócias as estatais Eletrosul (24,5%) e Furnas (24,5%).

A informação é da assessoria da Usina Hidrelétrica Teles Pires

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE