Os produtores rurais associados à Pró-pavimentação da Rodovia Nova Conquista, que liga Cláudia à União do Sul, também estudam pedir que o governo pague 75% do asfalto na MT-423, assim como estão fazendo os produtores de Feliz Natal e Vera. O convênio assinado estabelece que 50% seja pago pelo governo e a outra metade pelos produtores de União do Sul. O presidente Adilson Jacinto da Silva, disse ao Só Notícias que será feita esta cobrança ao governo, “no momento oportuno, pois 50% do valor é pesado para a classe produtora. A associação está agora captando os recursos para pagar o projeto e realizar a licitação”.
Um novo traçado diminuirá a distância entre União do Sul até a ponte do rio Tartaruga em 15 km. Pelo traçado atual a distância é de 60 km e baixará para 45. O valor para pavimentação total do trecho será de R$ 15 milhões. “Como já estamos em setembro, provavelmente não começaremos nesse ano”, disse Adilson. A previsão é pavimentar os 45 km em três anos, começando com 15 km de União do Sul rumo à ponte no primeiro ano, mais 15 km no sentido contrário no ano seguinte, concluindo todo o trecho até 2011.
O pilar da economia do município ainda é a atividade madeireira. A produção de grãos ainda é pequena, pois esbarra na falta de estrutura na época chuvosa para escoamento da produção. Os agricultores enchergam a pavimentação da rodovia como a alavanca para o aumento da área plantada e a mudança da base econômica local.
Leia ainda
Pavimentação entre Vera e Feliz Natal ficará para 2009