Os problemas acarretados pela falta de conservação e o excesso de chuvas dos últimos meses voltaram a provocar transtornos na região Norte. Desta vez, a ponte sobre o rio do Ouro, na zona rural de União do Su (130 km de Sinop), cedeu, isolando o acesso e saída de uma região onde estão inseridas pouco mais de oitenta propriedades rurais que sobrevivem da pecuária e extração de madeira.
No domingo, um caminhão carregado com madeira que passava sobre a ponte quase caiu no rio após a estrutura de madeira quebrar, sendo retirado depois. Desde a data o tráfego de veículos e a passagem de pessoas estão comprometidos. Moradores cobram providências do poder público em União do Sul por estar a localidade inserida no perímetro da cidade.
A ponte de extensão aproximada entre 35 a 40 metros de comprimento precisa ser reconstruída. A prefeitura teria se comprometido a realizar a obra e mesmo com produtores doando o material o serviço ainda não teria ocorrido. A região atingida localiza-se a pouco mais de 30 quilômetros do centro do município.
Nos últimos meses problemas da mesma natureza atingiram a região, como em Peixoto de Azevedo, onde o excesso de chuvas – em especial dezembro e janeiro – elevou o nível das águas dos rios, destruindo o único meio de passagem de veículos, pessoas e animais que necessitam chegar à zona rural. Mais de 30 pontes foram danificadas.
Recentemente, os trabalhos emergenciais para reconstrução e o conserto das principais vias afetadas pelas águas foram paralisados. A interrupção deve-se a falta de recursos para compra de combustível dos maquinários utilizados pelo poder público.
Não há confirmação do prejuízo total provocado pelo excesso das chuvas. O governo do Estado já homologou o decreto municipal que declarava situação de emergência, visando ampliar as possibilidades do município conseguir recursos para sanar ou mesmo minimizar os impactos.