quarta-feira, 11/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Nortão: municípios precisam se adequar visando descentralização ambiental

PUBLICIDADE

Dos mais de 30 municípios que compõe a região Norte e Médio-Norte, apenas três (Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde) já estão habilitados/capacitados para exercer ações de gestão ambiental das atividades e empreendimentos que causam ou possam causar impactos locais, em especial o licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental. Ao todo, apenas 28 municípios em todo o Estado estão credenciados.

O chefe regional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em Sinop, Jurandir Taborda Ribas, explicou que de acordo com a última normativa, o prazo para as prefeituras se adequarem, terminou no último dia 3. A partir de agora, nos próximos 30 dias, devem surgir as notificações.

Ele ressalta que as prefeituras terão que se adequar a essa nova política, mesmo com algumas dificuldades, principalmente porque precisam criar um fundo e formar uma equipe técnica multidisciplinar, mas dará a eles a condição "de andar com as próprias pernas", além de celeridade aos processos ambientais dos municípios envolvidos, que não precisarão enviar processos para Cuiabá.

Também visa trazer maior agilidade nas vistorias e decisões sobre liberação ou não das licenças ambientais nas atividades econômicas de baixo e médio impacto. Vai ainda, ocasionar uma redução nos custos para o empreendedor, já que maioria dos municípios habilitados está adotando uma estratégia de elaborar sua lei de cobrança de taxas ambientais com valores até 60% menores.

Recentemente, técnicos de 11 prefeituras e Secretarias Municipais do Meio Ambiente, entre eles, Colíder, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte, participaram de um curso em Guarantã do Norte.

Essa capacitação dos técnicos ambientais faz parte do Termo de Cooperação Técnica entre a Sema e as prefeituras que firmaram o acordo do processo de descentralização da gestão ambiental. Durante o curso, foram abordados temas relacionados a educação e legislação ambiental, além de aulas teóricas e práticas sobre licenciamento e fiscalização ambiental.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros resgatam gambá que subiu em portão de residência em Mato Grosso

Uma equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar foi...

Hospital Veterinário da UFMT abre vagas para residência em duas áreas

O Hospital Veterinário (Hovet) da Universidade Federal de Mato...
PUBLICIDADE