Representantes de 19 municípios do Centro Norte do Estado assinaram nesta quarta-feira uma carta – com diretrizes técnicas e regionais – pela qual se comprometem implementar ações que visem auxiliar no combate e prevenção às queimadas e desmatamento. O documento foi elaborado a partir das discussões realizadas no seminário regional ocorrido em Sinop. O material propõe ainda a criação de um comitê regional de queimada e gestão ambiental a partir de março de 2010 quando será realizado o segundo seminário de prevenção, combate e alternativas às queimadas com o tema “viabilizando alternativas sustentáveis”.
Até a criação do comitê no próximo ano um grupo de trabalho foi formado para que sejam realizadas ações de fortalecimento da região no que diz respeito ao fogo. A carta será enviada a prefeitos, secretarias de Meio Ambiente do Médio Norte. Lideranças pedem apoio do governo do Estado para estruturação de um programa municipal que trabalhe em conjunto com o programa do Estado na prevenção, controle e combate ao fogo.
Ainda na carta, representantes das cidades firmaram o compromisso de atuarem na estruturação de secretarias municipais de Meio Ambiente, promover e incrementar programas de educação ambiental, elaborar os protocolos municipais de prevenção, planejar ações voltadas à sustentabilidade dos assentamentos rurais, articular com instituições públicas e privadas a implantação de um plano de resíduos sólidos.