Integrantes do Movimento Sem Terra (MST) ameaçam retomar bloqueio da BR-163, a cerca de 50 quilômetros de Sinop, sentido Itaúba, caso não seja feito um acordo em audiência, hoje, com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Ela está marcada para às 8h, na câmara municipal. “Já definimos pela retomada do bloqueio caso não seja atendidas reivindicações do interesse do movimento. Se isso acontecer, vamos decidir a data”, disse um integrante ao Só Notícias.
O MST fechou a rodovia por três dias seguidos semana passada (com intervalos) contra possível despejo de 200 famílias do assentamento 12 de Outubro, devido a construção da barragem da Usina Hidrelétrica de Sinop, no rio Teles Pires, além da regularização de sete assentamentos. O movimento cobra uma solução com urgência, já que o leilão da usina está previsto pelo governo federal para agosto.
Em um dos dias o congestionamento chegou aproximadamente dez quilômetros. Para fugir do bloqueio alguns motoristas usaram uma rota alternativa que passa por estradas vicinais no município de Cláudia que dá acesso a rodovia federal, porém, o trajeto aumentou cerca de 60 quilômetros.