segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Nortão: Ministério Público investiga suposta morte de peixes devido obras de usina

PUBLICIDADE

O Ministério Público Estadual abriu inquérito para investigar os motivos da suposta morte de peixes, no rio Teles Pires, com início das obras da usina hidrelétrica que está em construção entre Colíder e Nova Canaã do Norte. A conversão ocorreu a partir de procedimento administrativo, provocado por um pescador. Uma vistoria foi determinada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Na portaria, o MP apontou que no relatório técnico da Sema, com fotografias, concluiu-se que “os fatos ocorridos ao meio ambiente foram danosos, resultando em real perda ambiental e que a gestora e operadora da obra, […] possui responsabilidade sobre o ocorrido, assim considerando-se a vultuosidade dos danos ambientais”.

É destacado que houve reunião na sede da promotoria, em Colíder, quando foi apresentado plano de trabalho para identificação de eventuais danos pretéritos provocados pelo empreendimento e na renda oriunda da atividade pesqueira profissional artesanal. “Apresentou-se proposta de repasse de verba temporária aos pescadores profissionais artesanais, contudo, sem acordo entre as partes, o que se repetiu na solenidade”.

Em abril, 78 pescadores de Colíder e Nova Canaã protestaram em relação aos impactos da construção da usina. Com cartazes e faixas, se reuniram em frente ao escritório da empresa, em Colíder, destacando desde o início das obras, a pesca na região caiu cerca de 80% e nos últimos meses, praticamente não existem mais peixes. “Eles não conseguem subir o rio para desovar, constatamos muitos peixes mortos”, disse um pescador, que preferiu não se identificar à época.

O juiz da comarca, Alexandre Sócrates Mendes, realizou uma inspeção judicial nas obras da usina, acompanhado pelos advogados das partes envolvidas, Perícia Técnica, Polícia Militar, delegado de Polícia Civil e uma bióloga da Universidade do Estado de Mato Grosso. Ele afirmou que será elaborado o auto de inspeção, conforme avaliações do perito e da bióloga que o acompanharam na visita, e depois disso poderá proferir uma decisão bem embasada.

A potência instalada será da usina de 300 MW, com reservatório de 168,2 km2 de área total e 143,5 km2 de terrenos inundados. O comprimento do reservatório entre o barramento e o remanso será de 94 km. De acordo com os estudos a vida útil dele será de 150 anos e a usina deverá operar em nível d"água normal de 268,50 m.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião sai da pista ao pousar no principal aeroporto de Mato Grosso

Um monomotor saiu da pista do principal aeroporto de...

Corpo é encontrado em rio no Nortão

O corpo de um homem foi avistado por pescadores,...
PUBLICIDADE