Mais famílias da região Norte foram contempladas com a liberação de recursos do programa ‘Mais Alimentos’, desenvolvido pelo Governo Federal, e cujo objetivo é fortalecer a agricultura familiar e estimular a produção de alimentos que chegam à mesa do consumidor. Depois de Novo Horizonte de Norte (150km de Sinop), para onde mais de R$150 mil foram destinados, o benefício chegou a Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sinop, Juara, Porto dos Gaúchos.
Em breve, deve atingir outras cidades, explica o coordenador regional da Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural, Carlos Montemezzo. De acordo com ele, os valores somados entre os municípios não foram contabilizados. “Temos projetos que na área de irrigação, equipamentos, entre outros”, declarou, ao Só Notícias.
A Empaer é a responsável pela elaboração dos projetos para que o produtor possa pleitear recursos pelo Pronaf Mais Alimentos, que prevê a liberação de até R$ 100 mil, para investimentos destinados à produção de milho, feijão, arroz, trigo, mandioca, olerícolas, frutas e leite, exclusivamente na safra 2008/09, com juros de 2% ao ano.
Carlos explica ainda que a intenção é estendê-lo aos outros municípios da regional Sinop da Empaer, que somam 22. “Esperamos que haja adesão de em nossa regional”, salientou.
No país, segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, são estes agricultores responsáveis por 70% da produção de alimentos consumidos diretamente pelos brasileiros e 10% do Produto Interno Bruto do país.
Com o programa, incluso no plano safra da agricultura familiar 2008/09 é possível investir em modernização e aquisição de máquinas e de novos equipamentos, correção e recuperação de solos, resfriadores de leite, melhoria genetica, irrigação, implantação de pomares e estufas, além de armazenadores.