PUBLICIDADE

Nortão: justiça espera há 3 meses resposta de pilotos sobre acidente

PUBLICIDADE

Há mais três meses a Justiça Federal de Sinop encaminhou à Justiça norte-americana o interrogatório dos pilotos americanos Joseph Lepore e Jan Paladino, no processo da queda do Boeing da Gol, em 2006, no Norte de Mato Grosso, e ainda não há confirmação se ambos foram ouvidos, ou até mesmo intimados. Só Notícias apurou que o juiz federal Murilo Mendes aguarda um posicionamento do caso para saber se o interrogatório foi realizado. Entretanto, fontes informaram que não há um prazo para que o procedimento seja cumprido, que deve fazer a Justiça brasileira aguardar.

Ainda no primeiro semestre, o documento contendo 53 perguntas para cada um, elaboradas pelo magistrado e o Ministério Público, foi encaminhado aos Estados Unidos. Os questionamentos tentam elucidar as possíveis causas da colisão com o boeing da Gol, que resultou na morte de 154 pessoas, em setembro de 2006, o segundo maior acidente da aviação aérea brasileira. Os representantes do Brasil querem saber, por exemplo, se os dois analisaram o plano de vôo e se estavam cientes que o percurso previa altitudes – nível 370, nível 360 e nível 380, e por que a aeronave voou sempre no nível 370.

Lepore e Paladino pilotavam o Legacy e seguiam do Rio de Janeiro a Manaus, de onde iriam para os Estados Unidos. No trajeto, o jato colidiu com o boeing, que caiu em uma reserva indígena em Peixoto de Azevedo. Ambos conseguiram fazer pouso forçado na Serra do Cachimbo, e os seis tripulantes saíram ilesos.

Mendes também questiona quais as informações lhes foram repassadas pela torre de São José dos Campos quando autorizado o plano e se alguém desligou o transponder durante o vôo, e se perceberam que estava desligado.

Outros quatro denunciados no caso, os controladores Jomarcelo Fernandes dos Santos, Lucivando Tibúrcio de Alencar, Leandro José Santos de Barros e Felipe dos Santos Reis, que trabalhavam no dia do acidente, já foram ouvidos, em setembro passado, durante audiência em Sinop.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE