PUBLICIDADE

Nortão: juíza nega absolvição de pilotos no acidente com 154 mortes

PUBLICIDADE

A juíza federal Vanessa Curti Perenha Gasques decidiu, hoje, não proceder com a absolvição sumária dos pilotos americanos Joseph Lepore e Jan Paladino, do jato Legacy que se chocou com o Boeing que fazia o voo 1907 da Gol, em 2006, na região Nort de Mato Grosso, deixando 154 mortos.  De acordo com informação da Folha, na decisão, a juíza afirma que “os elementos de convicção até aqui colecionados não permitem dizer que os fatos imputados (aos pilotos) não constituem crime. Pelo contrário, há indícios de autoria e materialidade”. A magistrada federal assumiu os processos criminais envolvendo o acidente devido ao afastamento do juiz federal Murilo Mendes para tratamento de saúde.

A magistrada, substituta da 3ª Vara Federal de Mato Grosso, assumiu os processos que tramitam na subseção da Justiça Federal de Sinop há duas semanas, com o licenciamento do juiz Murilo Mendes. Este processo foi iniciado em 2009, após a conclusão de laudo do perito Roberto Peterka, que aponta conduta imprópria e negligência por parte dos pilotos. A juíza determinou também a expedição de mandado de busca e apreensão dos equipamentos do Legacy, que estavam com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) de Brasília e foram entregues ao representante da empresa dos pilotos.

Como Só Notícias já informou, o juiz federal Murilo Mendes deixou de ser o responsável pela análise dos dois processos criminais que tramitam na comarca de Sinop sobre o acidente com o voo da Gol devido a um afastamento do cargo para tratamento de saúde.

O acidente no Nortão, em 29 de setembro de 2006, foi o segundo maior da aviação civil brasileira. O boeing da Gol fazia o voo 1907, oriundo de Manaus (AM) com destino a Brasília (DF). Ao mesmo tempo o jato executivo Legacy vinha de São José dos Campos (SP) em direção a Manaus, onde pousaria para, no dia seguinte, partir rumo ao exterior. A 37 mil pés de altitude, na região de mata próxima ao município de Peixoto de Azevedo, a ponta da asa esquerda do jato Legacy colidiu com o boeing da Gol provocando danos que acarretaram a desestabilização e a queda do avião. O jato Legacy com todos os passageiros conseguiram pousar em uma base na serra do Cachimbo (PA).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE