PUBLICIDADE

Nortão: índios invadem coordenadoria da Funai e exigem retorno de Megaron

PUBLICIDADE

Índios entraram na coordenadoria regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Colíder (160 km de Sinop), esta manhã, e ordenaram para que o coordenador substituto Sebastião Martins, se retirasse. Eles querem o retorno do índio Megaron Txucarramãe, uma das principais lideranças indígenas Kayapó, ao cargo, exonerado no último dia 31 de outubro.

Sebastião disse, em entrevista ao Só Notícias, que não foi ferido, mas está impedido de entrar na sede. Os indígenas querem que seja revogada portaria sobre a exoneração de Megaron. “Eles entraram, foram para minha sala e pediram para me retirar”, explicou. Os trabalhos estão paralisados na unidade, sendo aguardado posicionamento da Funai de Brasília.

Megaron fez parte do quadro da regional desde 1995, atuando em diferentes funções até assumir a coordenadoria. A causa da exoneração estaria diretamente ligada a oposição da construção de hidrelétricas planejas pelo governo federal no Nortão e, também, a Belo Monte, no rio Xingu (PA).

Por outro lado, conforme Só Notícias já informou, a assessoria de imprensa do órgão justificou que ele “não estava mais cumprindo” sua função e negou que o episódio tivesse vínculo com as usinas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Reitora pede à bancada federal recursos para reestruturar unidades da UFMT

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

Terminam nesta 4ª inscrições de processo seletivo em Lucas do Rio Verde

As inscrições para o processo seletivo simplificado nº 003/2025...

Abilio apresenta potencialidades de Cuiabá e busca R$ 1 bilhão em financiamentos em Dubai

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, apresentou durante palestra...
PUBLICIDADE