domingo, 26/maio/2024
PUBLICIDADE

Nortão: Incra prepara títulos provisórios em mais 3 assentamentos

PUBLICIDADE

Famílias de mais três projetos de assentamentos no Nortão devem receber, em breve, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) cerca de 700 títulos provisórios das terras. O superintendente em Mato Grosso, Valdir Barranco afirmou, ao Só Notícias, que estão em andamento os trâmites para os assentamentos Itanhangá/Tapurah, localizado entre as duas cidades de mesmos nomes e também o Mercedes I e II, de Tabaporã.

O superintendente explicou que o documento provisório garante os mesmos direitos que o definitivo (que deve sair posteriormente) e assegura aos assentados não serem prejudicados eventualmente com problemas judiciais. As famílias podem conseguir obter, por exemplo, créditos junto a instituições financeiras para investirem em atividades nas próprias terras e obter renda. “O que um dos grandes objetivos junto aos assentamentos, que as famílias consigam produzir e obter renda com a própria terra”, afirmou.

Recentemente, a superintendência se reuniu com instituições financeiras, Sedraf (Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar), MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), e outras entidades. Um acordo foi firmado para que as famílias não precisem apresentar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) das áreas onde mora para obter créditos. Agora precisam apenas apresentar o protocolo.

Conforme Só Notícias já informou, amanhã, a Superintendência do Incra entrega 308 títulos provisórios a famílias do assentamento Wesley Manoel dos Santos, mais conhecido como Gleba Mercedes, em Sinop. As principais fontes de renda dessa região são provenientes principalmente de atividades extrativistas (madeira), agricultura e pecuária.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Irmãos morrem em violenta colisão entre carros em rodovia de Mato Grosso

O grave acidente foi registrado esta madrugada, na MT-170,...

Motociclista morre em colisão com carro em rodovia no Nortão 

Gilberto da Silva Oliveira, de 43 anos, faleceu após...

Incêndio atinge armazém com 4 mil toneladas de soja em Sorriso 

O Corpo de Bombeiros de Sorriso, foi acionado ontem...
PUBLICIDADE