PUBLICIDADE

Nortão: Ibama lacra serrarias clandestinas em assentamento do Incra

PUBLICIDADE

Uma ação conjunta entre Instituto Brasileiro de Meio Ambiente, Polícia Federal, e Força Nacional em Nova Ubiratã (80km de Sorriso) no assentamento do Incra denominado Boa Esperança I, II e III, teminou com 8 serrarias (6 clandestinas) lacradas. Duas tinham licenciamento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, contudo, ainda não detinham toda documentação necessária e também foram interditadas. Foram ainda apreendidas no local três carretas carregadas com madeira em toras, lascas e madeira serrada, um trator, um gerador a diesel, 2 motores elétricos e duas motosserras. Uma carvoaria irregular também foi identificada.

Conforme o Ibama, as multas por serrarias clandestinas e depósito de madeira sem origem comprovada e transporte irregular, além de outros crimes flagrados no assentamento ultrapassaram R$210 mil (R$210.568,42) sendo apreendidos e depositados nas serrarias com licenciamento 571,813 m3 de madeira em toras e 59,057 m3 serrados. O total no assentamento chegou a 1.263,7 m3 de madeira.

Fiscais encontraram também no assentamento, em uma mata próxima ao núcleo urbano, outros 691,889 m3 em toras nas essências Itaúba, Champanhe, Garapeira e Cambará das quais não foram localizados os responsáveis caracterizando madeira sem origem legal. Toda madeira foi doada para Prefeitura de Nova Ubiratã e será utilizada em obras para fins educacionais e de saúde.

Segundo o instituto, a maioria dos proprietários (6 das 8 serrarias) dos empreendimentos interditados não eram assentados do PA Boa Esperança.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro tomba após colisão com outro em Sinop

O acidente envolvendo o Renault Logan e o VW...

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE