A gerência regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Sinop continua intimando empresas no Nortão para pagarem as multas aplicadas em operações, por crimes ambientais e outras irregularidades. Na relação publicada hoje no Diário Oficial da União as notificações foram lavradas nas cidades de Sinop, Alta Floresta, Nova Ubiratã, Matupá, Nova Bandeirantes, Vera, Paranaíta.
Os valores não foram informados. Os ‘citados’ têm 20 dias para quitar o débito sob pena de inscrição no Cadin/Bacen (Cadastro informativo de créditos não quitados do setor público federal), Dívida Ativa da União, e ajuizamento de execução fiscal, com bens podendo ser penhorados para pagamento da dívida.
Também na mesma edição desta quinta-feira, o órgão federal informa que cinco autos-de-infração emitidos para Sinop, Marcelândia, Nova Canaã do Norte e União do Sul foram cancelados. A regional vem constantemente intimando os infratores para pagarem multas ambientais.
O Ibama aplicou, ano passado, mais de R$217 milhões (R$217.408.982,12) em multas ambientais por crimes identificados durante ações de fiscalização nas 30 cidades que compõem a jurisdição do órgão. Foram 85.077,44 hectares desmatados sem a devida autorização. Fiscais contabilizaram ainda a exploração ilegal de uma área totalizando 4.791,68 hectares. Outros 4.873,021 ha foram queimados de forma irregular. Ao todo, a área embargada chegou a 94.742,15 ha.