Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) da gerência de Sinop e de Brasília acompanham, neste momento, o transporte de 780 cabeças de “bois piratas”, doadas ao Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT). A ação ocorre em uma fazenda de União do Sul (180 km de Sinop), onde os animais seriam criados em área de desmatamento, considera irregular.
O gerente executivo do Ibama em Sinop, Evandro Selva, disse, ao Só Notícias, que a área já havia sido embargada em 2008, pela constatação do desmate de 1,6 mil hectares e, na época, foi aplicada multa no valor de R$ 8 milhões. Notificação foi feita para a retirada do gado, porém, em nova vistoria este ano, foi constatado a permanência dos animais, na qual, foi aplicada nova multa no mesmo valor.
Neste período, informou Selva, o proprietário da área ficou como fiel depositário dos animais. No entanto, processo administrativo do Ibama concluiu pela doação, cujo termo de foi firmado há três semanas com o IFMT. Representantes instituto educacional estiveram ontem, avaliando o gado, que será utilizado para pesquisas. Os transporte de todos, aos campi, deve ser encerrado entre cinco e sete dias.
Outro lado
O proprietário da fazenda ainda está recorrendo da decisão.