Fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) descobriram que uma fazenda embargada, localizada em Santa Carmem, estava sendo utilizada para o cultivo de grãos. Foram apreendidos maquinários e uma carga estimada em 70 toneladas de arroz, que já tinham sido levadas para um armazém da região. O flagrante ocorreu durante operação do órgão.
Há indícios de lavoura recém colhida. O que seria proibido, já que a fazenda, com cerca de dois mil hectares, foi embargada no ano passado por desmatamento ilegal. Durante a fiscalização, os agentes do Ibama logo encontraram máquinas trabalhando na colheita de um plantio de arroz. Aproximadamente 457 hectares foram utilizados para o plantio do grão. No entanto, havia indícios de que alguns lugares intactos da fazenda estariam prestes a ser desmatados.
“Esta área foi desmatada recentemente, parte dela no ano passado. É uma área ainda passiva de ser recuperada. A nossa ideia é não permitir nenhum tipo de lavoura para que haja um reflorestamento nesta área”, disse o superintende do Ibama, Marcus Keynes, em entrevista a uma emissora de TV local.
Os maquinários apreendidos foram uma colheitadeira, um caminhão, três tratores, um pulverizador e uma plantadeira