PUBLICIDADE

Nortão: Ibama apreende 4 tratores que extraíam madeira ilegalmente

PUBLICIDADE

O destino final da madeira que era extraída irregularmente em uma propriedade embargada de União Sul (180 km de Sinop) é investigado. O chefe de fiscalização da gerência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) de Sinop, Werikson Trigueiro, confirmou hoje, ao Só Notícias, terem sido apreendidos quatro tratores na quinta-feira (9), em ação com a Polícia Federal.

Segundo o chefe, a área foi embargada em 2007. Denúncias apontaram que madeireiros do município e Cláudia comprariam as madeiras que eram extraídas da área ilegalmente. Os pontos de desmatamentos foram levantados mas, a dimensão total da devastação ainda não é conhecida, já que não foi houve autuação. Pessoas que trabalhavam no local conseguiram fugir. “Houve a apreensão de quantidade bem pequena de madeira, já que eles tiravam e já transportavam, não armazenavam”, explicou, Werikson.

Trigueiro afirmou que a ação já integra outra operação do instituto, iniciada em 6 de fevereiro, batizada de Verde Veredas, com objetivo de combater atos ilícitos contra flora. Funciona como uma extensão da operação Toruk, iniciada em 16 de janeiro, no combate ao desmatamento ilegal, priorizando o sobrevoo de áreas propensas e que já resultou na aplicação de mais de R$ 1 milhão em multas.

O chefe de fiscalização falou que agentes continham utilizando um helicóptero do Ibama, mas sobrevoando focos detectados pelo Deter, o sistema de monitoramento de desmatamento em tempo real.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE