Uma equipe de cinco bombeiros de Cuiabá está, neste momento, a caminho do Parque Estadual Cristalino, localizado no município de Novo Mundo, no Nortão, para combater um incêndio. Segundo o coordenador de Articulação Operacional de Campo, do Grupo Especial de Prevenção e Combate aos Incêndios (GEPIC), tenente coronel João Rainho Júnior, a equipe foi em avião da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). “Em função da importância do parque, em razão da sua biodiversidade, é nossa prioridade conter o incêndio na região”.
O GEPIC foi acionado ontem (26) e as primeiras informações é que o fogo teria iniciado numa área de assentamento, atingindo algumas fazendas da região do entorno do Parque. Funcionários de uma das fazendas estão auxiliando no trabalho de contenção. Também estão sendo deslocados para a área do incêndio bombeiros do quartel de Alta Floresta, que tem efetivo de 13 homens. “Toda a ação dos bombeiros na região será realizada com o auxílio dos fazendeiros da região”, explicou o coordenador.
O tenente coronel Rainho disse ainda que o GEPIC está trabalhando também no planejamento para o deslocamento de bombeiros para os parques estaduais de Santa Bárbara, localizado na região de Pontes e Lacerda e Ricardo Franco, no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, onde também estão sendo registrados focos de queimadas.
O Parque Estadual Cristalino compreende uma região localizada no extremo Norte de Mato Grosso, nos municípios de Novo Mundo e Alta Floresta. Criada em junho de 2000, a unidade constitui uma das áreas mais importantes para conservação na Amazônia brasileira, devido à sua elevada biodiversidade e à constante pressão antrópica sofrida pela região. A área total do parque é de aproximadamente 184.900 hectares.