A malha rodoviária de responsabilidade do Estado aumentou para o atual administração para o atual governo. Em uma das ações ainda da antiga gestão, a secretaria estadual de Transporte e Pavimentação Urbana aprovou a criação de uma rodovia no Nortão e prolongou outras, em portarias datadas do dia 30 de dezembro. A nova é a MT-389 com extensão de 244,45 km, nos limites de Guarantã do Norte e Novo Mundo. Ela passa por comunidades rurais, escolas públicas municipais e faz entroncamento com outras rodovias, como a MT-320.
Em outra portaria, a pasta estadual também prolongou a MT-320, incluindo mais 15,8 km, entre os municípios de Carlinda e Novo Mundo. O novo trecho começa no Rio Teles Pires, próximo a divisa das duas cidades e segue até o entroncamento com a nova rodovia, a MT-389.
Outra rodovia prolongada na região também foi a MT-419, com mais 89,9 km de extensão, nos limites de Guarantã do Norte. O trecho parte de entroncamento com a BR-163, e passa por pelo menos 7 comunidades rurais, além do Rio Horizonte, também na comunidade Santa Clara.
Com o governo assumindo esses novos trechos, os municípios deixam de arcar com investimentos, que pode ser aplicados em outros setores, como a saúde. No Estado no entanto, 83,5% das rodovias não são pavimentadas, de acordo com a Secretaria Estadual de Transporte e Pavimentação Urbana, sendo que muitas delas ficam intransitáveis em períodos chuvosos.
O programa de Restauração de Rodovias, que inicialmente previa R$ 110 milhões de contrapartida, terá que ser totalmente revisado devido ao alto estágio de degradação das estradas. O Prodestur, convênios Dnit e outras linhas de empréstimo também demandam crescente volume de recursos próprios.