segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Nortão: Funai quer apoio de presidente para encerrar bloqueio

PUBLICIDADE

O coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Colíder, Sebastião Martins, acaba de confirmar, ao Só Notícias, que pedirá para a presidência, em Brasília, negociar diretamente com os índios da etnia Terena e encerrar do bloqueio na BR-163, por próximo a Itaúba (90 km de Sinop). “Vamos fazer gestão junto a presidência da Funai para que consigamos um documento em que se comprometa a tomar as providências sobre as reivindicações. Mesmo assim, entendo que os índios estão aguardando a publicação de alguma portaria, mas isso demora, leva tempo”, explicou.

Segundo ele, os indígenas não aceitaram a proposta do governador Silval Barbosa, feita ontem, por meio de carta, entregue por volta das 19h30, comprometendo-se a realizar audiências para discutir as reivindicações. O coordenador ressaltou o empenho da superintendência de assuntos indígenas e da PRF nas negociações e encerrar o bloqueio.

Conforme Só Notícias informou, os índios voltaram a bloquear a BR ontem, por volta das 16h. No final da noite de quarta-feira, haviam suspendido o protesto esperando que suas reivindicações para a Funai- criar uma unidade de assistência em suas terras (entre Matupá e Peixoto) – fosse atendida.

O bloqueio, que iniciou na segunda-feira, com liberação da passagem por duas vezes, causa prejuízos para empresas e profissionais. A PRF orienta os motoristas para que façam uma rota alternativa passando por uma rodovia estadual a partir de Marcelândia com acesso a Claudia, chegando a Sinop e seguindo viagem pela 163. O “desvio” aumenta em 220 km o trajeto.

A PRF em Sinop tem prestado informações sobre o bloqueio pelo fone 3535 10 13

(Atualizada às 10:07h)

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE