domingo, 14/julho/2024
PUBLICIDADE

Nortão: Funai confirma que corpo de índio foi localizado onde houve conflito com polícia

PUBLICIDADE

O coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Alta Floresta, Clóvis Gomes, confirmou há instantes, ao Só Notícias, que o corpo do índio da etnia Mundurukú foi localizado, esta manhã, pelos próprios indígenas. Ele tem cerca de 30 anos e estava desaparecido, desde ontem de manhã, quando houve confronto entre indígenas e policiais federais – da Operação Eldorado- que foram à aldeia para apreender ou impedir funcionamento de uma balsa que fazia extração ilegal de ouro. Clovis disse que o corpo estava no rio Teles Pires e poderá ser transferido para o Instituto Médico Legal. A necropsia vai apontar se a morte dele foi por afogamento -já que estaria no rio no momento do confronto- ou se ele foi baleado.

Quatro policiais que foram à aldeia acabaram sendo feridos a flechadas, foram medicados e estão fora de perigo. Dois índios foram baleados, receberam primeiros socorros em Alta Floresta e foram transferidos para Pronto Socorro em Cuiabá.

Conforme Só Notícias já informou, 17 índios foram detidos e levados, de ônibus para a delegacia da Polícia Federal em Sinop, onde prestaramm depoimentos. A assessoria não informou quantos podem ser indiciados e se algum ficou preso.

A reação dos índios teria ocorrido porque há suspeitas que ganhariam dinheiro de envolvidos na extração ilegal de ouro na área indígena.

A PF prendeu, esta semana, em Mato Grosso e outros Estados, ao menos 16 pessoas envolvidas em extração ilegal de ouro cujo esquema pode ter movimentado cerca de R$ 150 milhões. Algumas prisões foram em Cuiabá de acusados de comprar ouro retirado ilegalmente.

(Atualizada às 16:13h)

Leia ainda
Policiais feridos passam bem, 2 índios internados e 17 depõem hoje em Sinop
Nortão: 4 policiais federais feridos com flechadas e 2 índios baleados em conflito

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro tomba após colisão com outro na BR-163 em Sinop

O acidente envolvendo o Toyota Corolla branco e o...

Comerciante morre em acidente em rodovia estadual de Mato Grosso; dois feridos

O acidente com uma caminhonete branca (marca não confirmada)...

Carro bate em muro de condomínio em Mato Grosso e homem morre

O acidente foi hoje de madrugada, em Várzea Grande,...

Apostador de Sorriso ganha mais de R$ 80 mil na Mega-Sena

O apostador de Sorriso acertou, ontem à noite, cinco...
PUBLICIDADE