Mesmo com as queimadas terminantemente proibidas até 15 de setembro, os quartéis dos bombeiros na região Norte continuam atendendo ocorrências principalmente em áreas urbanas quando alguns aproveitam para limpar terrenos utilizando o fogo.
Só Notícias apurou que em Sorriso os bombeiros recebem, por dia, entre 3 a 4 ligações denunciando queimadas no perímetro urbano. Os primeiros registros começaram em junho. Caso parecido com Nova Mutum, onde até 5 ocorrências são atendidas diariamente.
Alta Floresta é o município que tem o menor índice. São atendidos cerca de duas queimadas ao dia. Em muitos casos, as corporações recebem o apoio de caminhões-pipa da prefeitura, principalmente quando são pequenos focos.
Em Sinop, conforme o Só Notícias já informou, o número de queimadas é um pouco maior. A corporação registra esses atendimentos desde maio. Em junho, a média de atendimento ficou entre 5 a 10 ocorrências/dia. Com o início de julho, o número não diminui, um exemplo é que somente nessa semana, uma serraria foi vítima de incêndio, além de um lote, fundos a um hospital, onde as causas ainda não foram identificadas.
As queimadas, além de proibidas, são prejudiciais a saúde. A fumaça é um exemplo, ela contribui no aumento nos casos de doenças respiratórias, ainda mais no período de seca, onde a umidade do ar está a baixo do tolerável, chegando aos 30%.