As obras de recuperação no km 985 da BR-163, em Terra Nova do Norte, ainda não começaram e a previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) é que sejam concluídas somente em setembro. Só Notícias apurou que serão investidos aproximadamente R$ 9 milhões na reconstrução do trecho, que desabou parcialmente, devido às chuvas deste ano.
O trabalho é de grande monta, conforme relatado, e as duas pistas precisarão ser interditadas. Desde que aconteceu o problema, em meados de março, o tráfego vem sendo realizado em apenas meia pista.
Um desvio vem sendo providenciado. O tráfego vai passar por parte da avenida principal, sair em uma estrada de terra que está sendo patrolada até o parque de exposições da cidade e desembocar novamente na rodovia federal. O prefeito Milton Toniazzo fez um acordo com o DNIT que vai arcar com qualquer prejuízo que venha a ocorrer dentro da cidade.
O percurso é de aproximadamente dois mil metros. As chuvas intensas fizeram com que parte da cabeceira da ponte sobre o rio Esperança desmoronasse. A erosão atingiu os barrancos e uma parte dele cedeu, formando um buraco na pista, em cima da ponte. O buraco está aumentando devido a queda do barranco.
As chuvas acabam deixando o solo molhado e dificultando trabalho de recuperação. Este é o segundo ponto interditado da BR-163 no Nortão, sendo que há quase dois meses, uma represa estourou próximo a Lucas do Rio Verde e danificou parte da pista. As obras desse trecho devem ser concluídas em maio.