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Nortão: definidas entidades que vão cuidar de rodovias estaduais

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Estão definidas as associações que vão ser responsáveis pela manutenção em trechos de rodovias estaduais que foram asfaltadas em parceria do governo estadual e produtores rurais, onde são cobrados pedágios para carretas, caminhões e veículos trafegarem. A APASI passa ser a concessionária da Rodovia MT-242, trecho Sorriso (entroncamento da BR-163) até Ipiranga do Norte, na extensão de 83,8 km. A ABRI ficou com a rodovia MT-242, trecho Nova Ubiratã-Sorriso (entroncamento BR-163); rodovia MT-493, trecho entre MT-338 e MT-242 e a rodovia MT 338, trecho entre MT 493 – Distrito de Boa Esperança do Norte, totalizando 141,60 km.

A ABRP passa ser a concessionária da rodovia MT-235, com extensão de 113 km, e a ABRM, vai administrar a praça de pedágio da rodovia MT-449 trecho Lucas do Rio Verde-Tapurah, com extensão total de 148,33 km.

O coordenador dos Programas Especiais da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), César Augusto Ribas Matrzenbacher, disse, através da assessoria, que a assinatura dos contratos vai passar os mais de 4 mil km de rodovias pavimentadas para a os próprios produtores, por meio das praças de pedágios.

O gerente da praça de pedágio da Intervias (Abri), Lourival Rodrigues da Silva, disse que a assinatura dos contratos é um marco histórico para Mato Grosso. Segundo ele, os produtores estão confiantes, pois sabem que os recursos que serão cobrados nos pedágios serão investidos na própria rodovia. As empresas concessionárias têm o compromisso de manter uma unidade móvel de resgate (ambulância) para o pronto atendimento em caso de acidentes e um guincho para resgate de carros

O governador Silval Barbosa disse, na solenidade, que o Governo Federal já vai assinar quatro ordens de serviços, totalizando mais de 370 quilômetros de asfaltos, que deixam de ser computados na cota do Governo do Estado. “Quero agradecer aos produtores pela parceria na construção e agora na administração das rodovias”, disse.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Arnaldo Alves, disse que com esse modelo de concessão o Estado fica desonerado de investir na manutenção destas estradas e tem a garantia da qualidade dos serviços que será realizado, já que os próprios produtores são os usuários das mesmas. O secretário lembra que uma rodovia tem uma vida útil em torno de cinco anos e a partir da assinatura do contrato de concessão deixa de se preocupar em voltar para fazer a manutenção e fica “olhando” só para frente, em construir novas rodovias.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, o presidente da Assembleia, Mauro Savi, também estiveram na solenidade, na sexta-feira à tarde, em Cuiabá.

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