As primeiras análises feita pelos peritos do Instituto de Criminalistica de Sinop nos escombros da prefeitura de Nova Guarita (90 km de Alta Floresta) apontam que o incêndio que destruiu o imóvel de madeira, ontem de madrugada, pode ter sido causado por curto circuito. “Ainda é cedo para afirmar, mas de forma preliminar trabalhamos com a hipótese de curto circuito”, explicou, ao Só Notícias, o perito Leandro Valendorf. Ele acrescentou que o laudo confirmando as causas deve sair em 10 dias.
Após a tentativa de salvar documentos, móveis e equipamentos, e 95% da sede da prefeitura ter, literalmente, virado carvão e cinzas, a área foi isolada para que os peritos iniciassem as investigações. Praticamente toda a sede da prefeitura era de madeira. Só sobraram um banheiro de alvenaria e a estrutura da caixa d’água. Computadores, aparelhos de ar-condicionado, mesas, cadeiras, telefones, dezenas de documentos, convênios, controle financeiro foram destruídos.O começou por volta das 2h30, um vigia pediu socorro, dezenas de pessoas tentaram, com ajuda de caminhão pipa, conter as chamas que avançaram rapidamente para todos setores.
O prefeito Antonio Zanatta pediu apoio ao governo estadual para construir a nova prefeitura. Enquanto isso, ele despacha na Secretaria de Educação e prevê que, em uma semana, a maior parte das atividades seja normalizada.
Com 5, 5 mil habitantes, Nova Guarita tem a pecuária como principal base de sua economia.
Leia ainda
Peritos de Sinop vão apurar causas de incêndio na prefeitura de Nova Guarita
Incêndio destrói completamente prefeitura de Nova Guarita