Os 15 Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Regional receberam em julho deste ano a missão de diminuir os índices de queimadas no período proibitivo, de julho a outubro. Para isso, foi criado o Grupo Especial de Trabalho para execução do Plano de Ações para Prevenção a Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais do Estado. O Consórcio Intermunicipal do Portal do Amazônia – que compreende 11 municípios mato-grossenses – foi o campeão da campanha com redução de 79,64% no índice de queimadas, saindo de 9.836 focos de incêndio em 2006, para 2.003 registros este ano. E da região do consórcio o município de Marcelândia (210 km de Sinop) foi a cidade que mais diminuiu o índice, registrando redução de 94%, com apenas 131 focos este ano.
“Por estarmos na região amazônica somos alvos fáceis de críticas ambientais. Esses números vêem em resposta a essas críticas deve-se graças ao trabalho feito junto à população indígena na região. Somos gratos às Instituições de Governo, todavia, o trabalho maciço que fizemos foi dentro das aldeias indígenas e por isso pudemos alcançar uma redução tão significativa”, disse o superintendente do Consórcio do Portal do Amazônia, Luiz Gonzaga Ferreira da Silva.
Para a coordenadora de impacto turístico do GEPCI, Alessandra Galina de Souza, o resultado da ação de governo foi positivo em virtude de ser o primeiro ano de atuação do grupo.