PUBLICIDADE

Nortão: comitê deve acompanhar implantação de usina em Sinop

PUBLICIDADE

A instalação da usina hidrelétrica de Sinop deverá ser acompanhada de perto pelo Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes da Margem Direita do Alto Teles Pires (Cobadatep) a partir da criação oficial do grupo. A afirmação foi feita pelo presidente da comissão pró-comitê e, também, secretário de Meio Ambiente de Sinop, Rogério Rodrigues.

Ao Só Notícias, ele explicou que a comissão deverá aguardar a posse dos prefeitos eleitos de Sorriso, Nova Ubiratã, Vera e Sinop (que farão parte do comitê) para definir as estratégias de trabalho. “A partir de agora, com a comissão definida, vamos criar o comitê e a partir da posse dos novos prefeitos vamos estabelecer um plano de gestão. A usina de Sinop é um grande empreendimento e terá grande enfoque”, explicou.

A usina deverá estar no leilão de energia A-5, previsto para ocorrer em 14 de dezembro. A licença prévia ambiental, que era o documento que faltava para que a unidade fosse a leilão, já foi enviada para a Empresa de Pesquisa Energética (Epe), vinculada ao Ministério de Minas e Energia. A confirmação foi feita no final de outubro.

A comissão pró-comitê é formada por Rogério e também por Eliel Ferreira, que nesta semana participam do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas em Cuiabá. O comitê, a partir de formalizado, terá como objetivo monitorar, acompanhar, cuidar e preservar o meio ambiente nos rios de abrangência, neste caso, sendo rios Lira, Celeste, Nandico, Preto e Caiabi, por exemplo.

O comitê deverá elaborar e aprovar a proposta do Plano de Recursos Hídricos da respectiva bacia e acompanhar sua implementação; realizar estudos, divulgar e debater, na região, os programas prioritários de serviços e obras a serem realizados no interesse da coletividade, definindo objetivos, metas, benefícios, custos, riscos sociais e ambientais; entre outras atribuições. 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE