A análise apontando que uma possível colisão com obstáculo durante a decolagem e pouso pode ter provocado a queda do ultraleve Savannah S vermelho, matrícula PU-IVN, no pátio de uma empresa que revende maquinários agrícolas, localizada às margens da MT-320, em Colíder (157 quilômetros de Sinop), está no relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Segundo consta no histórico final, a aeronave decolou do aeródromo municipal de Colíder para um sobrevoo local e, ao tentar retornar para pouso, colidiu com uma rede elétrica perpendicular às margens da rodovia, perdendo o controle e batendo com a asa em um poste. A colisão fez com que a aeronave girasse horizontalmente e fosse direcionada à direita e ao solo, em um pátio de uma garagem de veículos agrícolas, onde bateu em um trator CBT.
O acidente ocorreu em março de 2016. Houve duas vítimas, sendo que uma delas, o passageiro da aeronave Ricardo Carnelos, de 36 anos, faleceu no Hospital Regional de Colíder. O condutor da aeronave sofreu diversos traumas graves.
Consta ainda no documento que não será confeccionado relatório final pelo Cenipa, em consonância com uma norma, que estabelece que seja verificada a existência de indícios de crime ou que a mesma decorreu de violação a qualquer legislação aeronáutica em vigor ou que a investigação não trará conhecimentos novos para a prevenção de acidente aeronáuticos.