PUBLICIDADE

Nortão: campanha de vacinação contra brucelose termina dia 31

PUBLICIDADE

Pecuaristas do Nortão têm até o próximo dia 31 para vacinarem as bezerras entre três a oito meses contra a brucelose, doença que ataca o sistema reprodutor do animal, provocando aborto, esterilidade e infertilidade. Por ano, são realizadas duas campanhas.

Na regional de Sinop, que abrange ainda os municípios de Cláudia, Itaúba, Feliz Natal, Marcelândia, Santa Carmem, União do Sul, Vera e Feliz Natal, vacinadores comunitários devem ajudar nos trabalhos em assentamentos, de acordo com o supervisor do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), José Carlos Balbo.

As metas ainda não foram informadas. No primeiro semestre deste ano, eram pouco mais de 92 mil animais que deveriam ser imunizados. Os criadores que não aplicarem a dose e não comunicarem ao órgão poderão ser penalizados com uma multa no valor de R$60, além de ficarem impedidos de retirar a Guia de Transporte Animal (GTA) para a locomoção, inclusive para abate.

A vacinação é obrigatória desde 2003, mas não resultava em multas e bloqueios para quem não a realizasse. No município, segundo o órgão, devem ser feitas vistorias nas propriedades que não aplicaram a dose após o término da etapa. O controle da doença no macho é feito através de exames. A partir do momento em que a doença é diagnosticada, o macho vai para o abate e o órgão genital é descartado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE