O período chuvoso começou a deixar muitas rodovias estaduais, que não tiveram manutenção adequada no período de seca, em estado ruim, danificando caminhões e automóveis, causando transtornos e atrasando viagens. Na MT-208, entre Nova Bandeirantes (175km de Alta Floresta) a Nova Monte Verde, a viagem que poderia ser feita em poucas horas, pode levar até 15h.
Caminhões, carros, entre outros veículos têm encontrado dificuldade para passar, devido a grande quantidade de barro. Nos últimos dias, alguns ficaram atolados e esperando as chuvas diminuírem, para prosseguirem.
Ainda na MT-208, entre Nova Monte Verde e Santa Rita do Trivelato, equipes contratadas já começam a realizar serviços emergenciais.
Na MT-438, conhecida como estrada Rosa, entre Sinop e Vera, a chuva deixou uma parte da estrada em péssimas condições. Há poucos dias, uma caminhonete quase tombou ao tentar passar por um dos buracos. Foi preciso ajuda de um trator para rebocá-la. Com as constantes chuvas, ônibus escolares não atravessam o trecho, para não ficarem parados.
Serviços emergenciais já começaram a ser executados.