Uma ação conjunta realizada há pouco dias, pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), regional de Alta Floresta, Força Nacional e Polícia Federal, nos municípios de Nova Bandeirantes e Apiacás, para coibir extração, transporte e utilização ilegal de madeira resultou na apreensão de 10.308,231 metros cúbicos, em toras, e 273,394 metros cúbicos serrados. As multas totalizaram R$577.313,4, oriundas de sete autos de infrações.
O coordenador operacional da Base Operativa de Alta Floresta, Felipe Finger, explicou que informações do setor de inteligência do órgão levaram os agentes nos pontos onde estavam ocorrendo as irregularidades. “Com base nessas informações foram identificadas as principais vias de escoamento do produto florestal ilegal. A confirmação e flagrante da atividade ilegal levou aos receptadores”, declarou, ao Só Notícias.
O trabalho, realizado no âmbito das operações Guardiões Termópilas e Arco de Fogo terminou ainda com a apreensão de 4 caminhões usados para o transporte, 2 motosserras, 1 trator. Uma madeireira foi embargada por ter em depósito madeira ilegal.
Os envolvidos prestaram depoimento e devem responder por crime ambiental.