Um workshop marca o início das ações do projeto ‘Desenvolvimento da Apicultura na Região de Sinop’, que posteriormente se transformará num Arranjo Produtivo Local, visando incentivar a produção e fortalecer o segmento entre as cidades de Sinop, Sorriso, Nova Ubiratã, Vera, Santa Carmem, Porto dos Gaúchos, Feliz Natal, onde anualmente são produzidas cerca de 70 toneladas de mel. A renda obtida com a atividade chega aos R$600 mil.
Os apicultores se reunirão esta manhã e assinarão ‘acordo de resultados’ pelo qual as partes envolvidas comprometem-se, cada uma dentro de suas limitações, a trabalhar para que sejam alcançadas as metas e seguir as linhas planejadas. O projeto foi desenhado com base em alguns âmbitos. Entre eles, explica Helen Camargo, gestora estadual do projeto de apicultura pelo Sebrae Mato Grosso, eixos de atuação e resultados estratégios propostos entre 2009/11.
O projeto visa, por exemplo, ampliar a invoação tecnológica do setor, implementar ações de comercialização e acesso a mercado. Fortalecer a governância – líderes – bem como incentivo às políticas públicas. No campo dos resultados almejados estão: aumentar em 30% a produtividade das colméias até dezembro de 2011, o número de apicultores participantes de 85 para 150, estender em 20% a produção de mel e em 20% a venda do produto na região.
“Por meio da assinatura deste acordo de resultado, todos se comprometem a atuar no projeto”, declarou Helen, ao Só Notícias. Joel Rossato, do Sebrae Sinop, será o gestor da iniciativa.