A unidade regional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) de Sinop, que fiscaliza rios de 17 municípios entre Nova Mutum a Marcelândia, apreendeu nos dois primeiros meses da piracema, período de proibição da pesca para a desova dos peixes, 28 kg de pescado irregular, emitiu dois autos de infração, quatro de inspeção e dois de apreensão. Os fiscais da unidade, em parceria com a Polícia Militar ou Ambiental, abordaram e orientaram 65 pessoas, que estavam nos principais rios da região que são o Teles Pires, Arinos, Rio Verde, Lira, Celeste, Ranuro e Juvenato, entre outros.
De acordo com o diretor da unidade, Luiz Antônio Calegari, também foram apreendidos 900 metros de espinheis, 235 anzóis,76 sevas fixas (tambores e tubos de PVC), 52 boias e gaiolas, 21 redes, 19 varas e molinetes, oito armadilhas, cinco tratadores mecânicos, três fisgas e duas tarrafas.
Calegari disse, ao Só Notícias, que a fiscalização continuará em todos os rios da região até o dia 28 de fevereiro, data em que encerra o período de piracema.