O governo de Mato Grosso publicou, sexta-feira, em Diário Oficial, a nomeação de Alvaneu Navarro como chefe da Ciretran de Marcelandia (200km de Sinop). Ele assume no lugar de Adilson de Oliveira Silva, cuja exoneração também foi publicada semana passada, quinta-feira.
Adilson foi preso no dia 11 de dezembro, por determinação judicial, acusado de participar venda de carteiras de habilitação. As prisões também se estenderam a diretores de auto-esxolas, acusados por fraudes nos testes dos candidatos para obterem CNH’s. A operação ‘Frenagem’, foi desencadeada pela Policia Civil em Marcelândia, Cuiabá e Rondonópolis.
Em cinco de janeiro o Ministério Público denunciou Adilson de Oliveira Silva, Satilo Constancio da Silva, Raymundo Francisco de Salles, Deuzalina Pereira Soares, Valdete Alves Viana, Marco Aurélio Ribeiro, Ademir Jocelim dos Santos e Jonas Joel Rodrigues por corrupção, falsidade ideológica e formação de quadrilha.
Conforme a Polícia Civil, os valores para obtenção da carteira de motorista variava de acordo com a categoria. O dinheiro era repassado para auto-escolas que intermediavam a negociação com a Ciretran local. Os examinadores recebiam o dinheiro para aprovar os candidatos, mesmo sem realizarem o teste prático. A polícia fez buscas na Ciretran e apreendeu documentos.