O Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) da prefeitura encaminhará 14 animais entre araras, papagaios e uma paca à Coordenadoria de Fauna da secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), em Cuiabá. Os animais foram resgatados de cativeiros alguns atropelados e continuarão o tratamento na capital com possibilidade de voltarem a natureza.
“Estamos encaminhando para Sema, esses animais visto que precisam de tratamento mais adequado. Alguns desses animais vão passar por avaliação e após vai ser determinado a possibilidade de reabilitação. Ao ser reabilitado serão reintroduzidos a natureza. Em Cuiabá, já tem um grupo de animais e vão ser juntados a esse grupo. Hoje, estamos encaminhando 14 animais, uma paca, dois papagaios, 9 araras-canindé e duas araras-macau”, disse o coordenador do NIF, Reinaldo Nunes.
“A Canindé é basicamente as que temos na região, aqui em Sorriso ano passada identificamos 17 ninhais na cidade e, identificamos que ela está saindo da reprodução na floresta e está vindo para cidade. Isso expõe esses animais a risco de pessoas recolher esses animais filhotes para levar para casa. Atitude prevista na legislação como crime ambiental. Todos os animais são de cativeiros. Temos dois casos de atropelamento. Quando é mais serio encaminhado para Sinop”, emendou.