A meningite foi a causa da morte de um adolescente, 14 anos, na semana passada, em Nova Mutum. É o que apontam exames realizados pela Secretaria Municipal de Saúde. Havia a suspeita de que a vítima teria morrido em decorrência de complicações da dengue. A identidade dele não foi revelada. “Foram investigadas quatro possíveis doenças: hantavirose, leptospirose, dengue e meningite. Todas possuem sintomas parecidos com o caso deste jovem. O material colhido foi encaminhado para o laboratório do Estado e a um instituto em São Paulo (SP), onde foi constatado a presença de uma bactéria ligada a meningite”, afirmou a gerente da Vigilância em Saúde, Marines Uhde.
Horas após a confirmação do óbito, ainda sob suspeita, a secretaria fez uma série de ações preventivas. “Realizamos em seguida a medicação, por dois dias, nos alunos que estudaram com o jovem, seus professores, familiares e profissionais da área da saúde que mantiveram contato”.
Mutum não tem índice alto de casos de dengue, este ano. Não foi informada a quantidade de notificações de janeiro até agora. Estão sendo feitos mutirões para limpeza nos bairros e evitar surgimento de criadouros do mosquito que transmite a doença.