PUBLICIDADE

Mutum: prefeitura concede carteirinhas de estacionamento para deficientes

PUBLICIDADE

A prefeitura estará disponibilizando aos deficientes físicos, as credenciais (carteirinhas) de vagas para estacionamentos reservados no município. A medida foi tomada após a realização do 1º seminário sobre acessibilidade promovido pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), na última sexta-feira (17), que discutiu sobre o assunto, com objetivo de oportunizar reflexões que visem à identificação de novos caminhos para as lutas de inclusão da categoria, além de chamar a atenção para a importância da garantia dos direitos dos portadores de deficiência.

Na ocasião, deficientes físicos esporam as problemáticas enfrentadas diariamente em Nova Mutum, como falta de acessibilidade no comércio e em órgãos públicos (falta de rampa e corrimões feitos de maneira correta) estacionamentos e até mesmo a "desinformação" quanto aos direitos reservados, como isenção do IPVA e desconto do IPI. Algumas propostas consolidadas foram levadas a debate durante o encontro e encaminhadas às autoridades locais.

A carteirinha de estacionamento será concedida, através da resolução 304/2008, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que versa sobre as vagas de estacionamento destinadas exclusivamente a veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção. Segundo o coordenador de trânsito, Sansão Leite de Carvalho, "a carteira será disponibilizada para o cadeirante ou responsável, com validade de um ano. O interessado poderá obter mais informação na prefeitura", informa.

Em sequência as atividades alusivas ao Dia Nacional de Luta dos Direitos das Pessoas com Deficiência, foi desenvolvido na tarde da última terça-feira (21), pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), um pit stop, com objetivo de chamar atenção de toda população sobre os direitos dos deficientes, com entrega de folders explicativos sobre o tema e participação de alunos do Centro de Atendimento Integrado a Crianças e Adolescentes (CAICA), além da equipe do CRAS e da secretaria de Ação e Promoção Social.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE