O coordenador de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Mutum, Osmar Isoton, participou entre os dias 07 e 10, em Brasília, da terceira Conferência Nacional de Meio Ambiente junto de mais outros 24 delegados do estado de Mato Grosso e mais 1200 de todo o país. Na ocasião, os delegados discutiram e apresentaram os trabalhos desenvolvidos em seus respectivos estados voltados ao meio ambiente. Entre os temas abordados estavam às florestas, agropecuária, energia, resíduos, edificações, indústria, transporte, recursos hídricos, saúde, zona costeira e marinha, assentamentos humanos e ecossistemas naturais.
Isoton ressaltou que as propostas de trabalhos discutidas nas conferências nacionais servem de guia para o Ministério do Meio Ambiente desenvolver as suas ações voltadas para sustentabilidade. Segundo ele, na primeira conferência a Ministra Marina Silva implantou 70% das propostas. Na segunda conferência foram 80% e a expectativa é de que na terceira, Marina utilize ainda mais as ações propostas pelos delegados do meio ambiente.
Para Osmar, a utilização das conferências como base de projeções futuras para o meio ambiente mostra a importância da participação da comunidade no processo do desenvolvimento com sustentabilidade. “Envolver a comunidade nas no processo de discussão ambiental não é coisa só de ambientalista. Todos os segmentos devem discutir o assunto com o grau de seriedade que cada caso requer, sobre pena de sofrer restrições em seus setores por falta de articulação”, disse o coordenador.