A partir de março o Mutirão Rural da Cidadania está de volta, disponibilizando diversos serviços a comunidades rurais, indígenas, quilombolas e ribeirinhas de Mato Grosso. Este ano, o projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar), pretende visitar mais de 120 localidades do Estado.
No início do mês, a caravana da cidadania atenderá a 16 municípios da região Sul de Mato Grosso. Durante a realização do evento, muitos serviços serão oferecidos à população, entre eles a emissão de documentos pessoais – como Registro Civil, identidade, CPF e Carteira de Trabalho – registro de Boletim de Ocorrência, palestras de diversas temáticas, realização de exames médicos, como a aferição de pressão e teste de glicemia, atividades de esporte e lazer, entre outros.
Em 2012, a parceria entre Governo do Estado e outras entidades garantiu o atendimento de 38.201 pessoas. Ao todo, foram registrados 408.538 atendimentos em 99 cidades mato-grossenses. Além do Senar-MT, outros parceiros também apoiam o projeto. São eles as secretarias de Estado de Segurança Pública (Sesp), Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Saúde (SES), Meio Ambiente (Sema), MT Saúde, Sine, Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Defensoria Pública de Mato Grosso, Rede Cidadã e prefeituras municipais.
A secretária da Setas, Roseli Barbosa, ressalta a importância do projeto para a garantia de direitos dos cidadãos. "Todos os serviços do Mutirão Rural da Cidadania são oferecidos gratuitamente. É uma forma que encontramos de beneficiar a população mais carente do Estado. Por isso, convido todos os mato-grossenses a prestigiarem a caravana do mutirão em seu município", disse.
Confira o calendário de atendimento do projeto no mês de março:
04 – Dom Aquino
05 – Rondonópolis
06 e 07 – Poxoréu
08 – Pedra Preta
09 – Primavera do Leste
12 – Alto Taquari
13 – Alto Araguaia
14 – Araguainha
15 – Alto Garças
16 – Guiratinga
19 – Itiquira
20 – São José do Povo
21 – Rondonópolis (terra indígena Tadarimana)
22 – Juscimeira
23 – São Pedro da Cipa
24 – Jaciara