PUBLICIDADE

Mutirão de limpeza da dengue em Sinop é suspenso temporariamente

PUBLICIDADE

Os mutirões de coleta de lixo que acumulam água das chuvas que estavam sendo feitas por agentes da Vigilância Ambiental, em parceria com alunos e moradores, precisaram ser cancelados, devido ao Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) que precisa ser feito, de forma obrigatória, em determinadas épocas do ano. “Precisamos fazer esse levantamento que deve durar até uma semana e meia, e já atrasamos o início dele por causa das constantes chuvas que estão caindo no município. Por isso, os mutirões serão cancelados, pelo menos até o término do mesmo”, confirmou, ao Só Notícias, Egídio Joel Engster, responsável substituto da Vigilância Ambiental.

O último bairro onde houve limpeza foi o Jardim Violetas e o trabalho foi concluído pela manhã. Como os alunos também já estão entrando de férias e são maioria entre os integrantes das equipes de recolhimento dos lixos, seria inviável atrasar mais ainda o LIRAa, sendo que de qualquer forma os mutirões seriam recuados pela falta dos alunos. “Vamos ficar no máximo duas semanas focados no levantamento, depois vamos estudar novamente a possibilidade da retomada dos mutirões. Até porque o LIRAa é exatamente para isso, saber onde está o foco e saber onde agir, para não focar em um lugar, em vão”, explicou Egídio.

Egídio ainda informou que o levantamento é muito importante, principalmente nesta época do ano, onde as chuvas são constantes e o perigo para a proliferação do mosquito da dengue é ainda maior. “É o terceiro LIRAa do ano e é extremamente necessário que seja feito esse diagnóstico para sabermos onde trabalharmos. Trabalhar em cima da realidade, em cima do bairro onde está o maior número de focos, assim, economizamos tempo e o investimento vai para o lugar certo”, disse.

Conforme Só Notícias informou, além do Violetas, outros dois bairros receberam a equipe de limpeza, o Maria Carolina e o Azaleias, onde foram retirados um número considerável de lixo que poderia acumular água e servir de criadouro do mosquito – latas, plásticos, pneus, vasilhames e outros. Devido as chuvas, os mutirões precisaram ser cancelados outras vezes, antes de ser em definitivo.

No último levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde, Sinop foi a que teve mais casos da doença em apenas 8 dias. Do dia 22 até 30 de novembro foram 95 casos notificados. A cidade vai terminar o ano em segundo no ranking estadual da dengue com 5.871 notificações de janeiro até agora. Cuiabá está em primeiro com 10.550. Em Várzea Grande foram 3.011 notificações, Rondonópolis 1.406 e, Tangará, 1.034.

Em Mato Grosso, foram confirmadas mais duas mortes e o novo balanço constata que em Cuiabá morreram 5 pessoas, em Sinop 4, e, nas seguintes cidades, uma morte cada: Sorriso, Várzea Grande, Aripuanã, Tangará da Serra, Nortelândia, Campo Novo dos Parecis, Jaciara, Colíder, Água Boa, Querência e Cáceres.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carreta e caminhão colidem na 163 em Sorriso; um ferido

O acidente envolvendo um Iveco Daily 3510 branco e...

Detran-MT registra em 6 anos mais de 1 mil operações contra infrações no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito realizou, desde o início...
PUBLICIDADE