A prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio do comitê de combate a dengue, promove de quinta-feira a sábado, um grande mutirão de limpeza da cidade, contra a proliferação da doença. De janeiro a novembro foram registradas 864 notificações, sendo 326 casos clássicos e um com complicação. Somente no bairro Rio Verde (local com maior incidência) ocorreram 140 notificações da doença. O vetor é encontrado em todos residenciais, sendo o índice de infestação do município de 2,5.
O secretário de Saúde, Marcio Pandolf, apontou que todos os moradores aproveitam para limpar seus quintais, removendo entulhos e todo e qualquer material que acumule água. "Solicitamos para que as pessoas aproveitem esse mutirão e limpem seus quintais e principalmente as calhas, que são um verdadeiro criadouro do mosquito da dengue", disse.
Para o prefeito Marino Franz, que também presidente o comitê da dengue, o trabalho de limpeza tem que ser feito durante todo o ano, porém a população também necessita fazer a parte que lhe compete. "Na verdade nós estamos fazendo a limpeza na cidade o ano todo. Esta semana nós queremos dar uma intensificada nesse trabalho, para que chegamos ao final do ano com a cidade bem limpa. De nada adianta a prefeitura fazer a sua parte se a população não faz a dela. Pedimos assim que todos os moradores colaborem e nos ajudem a limpar a a cidade".
O mutirão tem apoio das Secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Obras e SAAE.