Facilitar o acesso aos serviços públicos, em especial o de documentação básica, é a premissa do Mutirão Rural da Cidadania, projeto criado pelo governo do Estado para atender os 141 municípios. A ação, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), já realizou mais de 56 mil atendimentos este ano.
A população indígena está sendo o público prioritário da iniciativa governamental este ano. Em junho, 12 municípios receberam a caravana da cidadania, totalizando 16.186 atendimentos. O projeto esteve este mês na região do Vale do Rio Cuiabá e algumas cidades da região oeste do Estado.
O Mutirão Rural da Cidadania proporciona o exercício da cidadania nas regiões mais distantes e isoladas do Estado. Em cada edição são ofertados serviços como a confecção de documentos, entre eles a Carteira de Trabalho, o Registro Civil de Nascimento, o Cartão SUS, primeira e segunda via do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), além de atendimentos médicos, teste de glicemia, entre outras atividades.