Os integrantes do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário se reunirão, nesta terça-feira, às 14h, no gabinete da corregedora-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro. Os assuntos a serem tratados no encontro são a gestão de vagas no sistema prisional e a realização de mutirões carcerários no Estado.
Participam da reunião magistrados estaduais, representantes das secretarias de Segurança Pública e de Justiça e Direitos Humanos, Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil – seccional de Mato Grosso.
Um plano de ação emergencial para melhorar a segurança e a efetividade do sistema prisional de Mato Grosso foi apresentado, hoje, no Palácio Paiaguás, no encontro entre o secretário de Justiça e Direitos Humanos, o coronel Airton Benedito Siqueira Júnior, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rui Ramos, o secretário de Segurança, Rogers Jarbas, e representantes de outras entidades que compõem o sistema de justiça penal. O documento será levado pelo secretário Siqueira para uma reunião, em Brasília, nesta terça, em que todos os secretários de estado de Direitos Humanos devem solicitar apoio e recursos ao governo federal para ações de enfrentamento no setor.
Conforme o secretário, o sistema de justiça penal está agindo de forma integrada para avançar e diminuir as possibilidades de ações dos grupos criminosos.