PUBLICIDADE

Mutirão carcerário começa na terça-feira em Cuiabá

PUBLICIDADE

Começa na terça-feira (11) e vai até o dia 21 deste mês o Mutirão Carcerário na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá. O objetivo dessa força-tarefa vai muito além da análise processual de cada detento, o mutirão tem como meta humanizar o sistema penitenciário do Estado. O trabalho será realizado das 8h às 17h.

"Vamos olhar o perfil de cada reeducando, ver quais suas necessidades médicas, sociais, os cursos que ele poderá fazer na unidade prisional, enfim, será uma análise completa, que irá verificar também a questão processual. Vamos ver quais têm direito a liberação por cumprimento da pena, quem está em condições de progredir de regime e quais têm processo com excesso de prazo", explica o juiz da Segunda Vara Criminal de Cuiabá (de Execuções Penais), Geraldo Fidelis.

Nesta semana o magistrado, acompanhado do secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Antonio Pôsas de Carvalho, e do juiz auxiliar da Corregedoria Geral, Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, está em Belo Horizonte. Os três foram conhecer in loco as experiências bem sucedidas no sistema prisional mineiro. Com a premissa de humanizar sem abrir mão da segurança, Minas Gerais tem conquistado cada vez mais avanços e ocupado lugar de destaque no cenário nacional. "Viemos conhecer de perto essa realidade para vermos o que é possível levar para Mato Grosso", explicou Fidelis.

No mês de maio o Mutirão Carcerário foi realizado no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), onde foram revistos os processos de dois mil detentos. O trabalho é uma parceria do Poder Judiciário com a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

As ações fazem parte da correição a ser realizada em todas as unidades prisionais de Mato Grosso determinada pela Corregedoria Geral da Justiça. Em todo o Estado serão revistas às situações de 9.563 reeducandos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Entidades se reúnem para discutir podas drásticas em Sinop

A Associação Floresta Urbana e a Comissão Cobertura Verde...

Homem morre após colidir com poste em rodovia de Lucas do Rio Verde

Um motociclista morreu após colidir com um poste na...

Ministério Público denuncia ex que matou operadora de caixa em Sorriso

A 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Sorriso denunciou...
PUBLICIDADE