Começa na próxima segunda-feira (19) e vai até o dia 25, a 10ª edição da Primavera dos Museus. Mais de 750 instituições de todo o país participam com programações voltadas para o tema deste ano que é "Museus, Memórias e Economia da Cultura". As três instituições museológicas de Mato Grosso, administradas via contrato de gestão, também estão integradas ao evento. Ao todo são mais de 2 mil atividades em 364 cidades de todo o país, que vão desde exposições até mostras e oficinas, visitas guiadas, debates e apresentações musicais.
O Museu de Arte de Mato Grosso recebe duas exposições paralelas. Em "Mãe Terra" a artista plástica Tânia Pardo retrata, de maneira impressionista, uma natureza abundante, rica em cores e formas, inspirada nos biomas do Centro-Oeste.
Além da exposição estão previstas visitas mediadas com a artista que trocará ideias com estudantes em bate-papos sobre os desafios enfrentados pela Mãe Terra no século 21, desenvolvimento sustentável e artes plásticas.
"Alicergia" é o nome da outra exposição no MAMT. O artista plástico MiHell conduz o visitante a uma experiência quase onírica. Em 20 obras inéditas estão universos surreais, mundos fantásticos, elementos em miniatura e obras bastante detalhadas. Os famosos “elementos surpresa”, muito presentes no trabalho do artista, pipocam por entre as telas e garantem uma divertida exploração dos cenários.
O Museu de Arte de Mato Grosso fica na rua Barão de Melgaço, 3565 (antiga Residência dos Governadores) e está aberto à visitação de terça a domingo, das 9h às 17h. Informações e agendamento de visitas guiadas pelo telefone (65) 3025-3221.
O Museu Histórico de Mato Grosso, na Praça da República, participa da 10ª Semana dos Museus com a exposição intitulada "Qual o valor da cultura? Cultura tem valor" que mostra a trajetória de pessoas e instituições que atuam nos setores culturais e criativos do Estado, especialmente na capital.