Os municípios de Mato Grosso terão mais prazo para atualização cadastral remunerada do Programa Bolsa Família. A princípio, o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), estipulou o dia 28 de fevereiro como prazo final para que gestores municipais e estaduais façam esta atualização, mas o prazo deverá ser prorrogado até 31 de março, segundo a Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) .
A finalidade da atualização de cadastro é checar as informações e verificar se os beneficiados se enquadram aos critérios exigidos pelo Programa. As famílias que não atualizarem o cadastro perderão o benefício.
O Bolsa Família também unificou em um único programa todos os benefícios sociais do Governo Federal como Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Cartão Alimentação e o Auxílio Gás. A medida proporcionou mais agilidade na liberação do dinheiro a quem precisa, reduziu burocracias e criou mais facilidade no controle dos recursos.
De acordo com o coordenador estadual do Programa Bolsa Família, o sociólogo Mauro César Souza, Mato Grosso conta com um total de 118 mil famílias que recebem o benefício, o que equivale a uma transferência de aproximadamente R$ 7 milhões mensais. “O IBGE tem uma estimativa de 159 mil famílias pobres no Estado, que teriam direito ao Bolsa Família. Nossos números demonstram que estamos próximos dessa estimativa”, afirmou.
Essa ampliação no número de beneficiados se deve, principalmente, a adesão formal do Governo do Estado ao programa. “O Estado intensificou o trabalho junto aos coordenadores municipais, auxiliando no cadastro das famílias e orientando quanto ao funcionamento do programa”, ressaltou Mauro César Souza.