PUBLICIDADE

Municípios de MT implantarão projeto de gestão energética

PUBLICIDADE

A Eletrobras Eletronorte e 25 prefeituras de Mato Grosso assinaram hoje um acordo de cooperação técnica para implantação do projeto de Gestão Energética Municipal (GEM). A solenidade aconteceu, às 14h, no auditório da Associação dos Municípios, com a presença dos prefeitos e da gerente executiva da Eletronorte, Solange Maria da Silva.

O acordo, com 24 meses de vigência, visa a implantação do programa que tem como objetivo o desenvolvimento de um diagnóstico do consumo de energia de todos os órgãos públicos ligados à Administração Municipal para identificar os principais pontos de consumo e os caminhos para diminuir custos, promovendo a economia e o uso racional da energia elétrica, por meio de ações que garantem economia, e modernização dos sistemas de uso-final da eletricidade nessas instalações. "O objetivo é eliminar o desperdício, o gasto indevido de energia. Todos ganham com essa medida. É bom para o município, para o Brasil", ressalta Solange Maria da Silva, gerente executiva da Eletrobras Eletronorte.

O projeto visa desenvolver ações integrantes no programa nacional de conservação de energia elétrica – Procel, por meio da metodologia Comunidades de Aprendizado em Gestão Energética Municipal, para capacitação e formação de Agentes Municipais de Eficiência Energética – AMEES. As principais metas do GEM são a redução das despesas com a conta de energia; aperfeiçoamento das condições para o turismo e lazer noturno, investindo na segurança dos centros urbanos; redução da demanda do sistema elétrico nacional, principalmente no horário de maior consumo; e estímulo às ações do uso correto da energia elétrica, para a redução de impactos ao meio ambiente.

O acordo firmado entre a Eletronorte e as prefeituras contempla a formação de uma Unidade de Gestão Energética Municipal – UGEM, cujos membros farão a gestão dos gastos com energia do município e serão responsáveis por programas de combate ao desperdício, participando da elaboração de um Plano Municipal de Gestão de Energia Elétrica – PLAMGE. O Plano fará um mapeamento de todas as atividades desenvolvidas pelos órgãos municipais, identificando áreas, discriminando gastos de energia, identificando os pontos de desperdício e ações corretivas, e ainda elabora um cenário que mostra a evolução do consumo de energia num determinado período. Dessa forma a prefeitura poderá fazer uma avaliação do gasto de energia elétrica e o impacto nas despesas do município.

Todo custos do desenvolvimento do programa será subsidiado com recursos da Eletrobras Eletronorte. Assinarão o acordo os municípios: Água Boa, Barra do Bugres, Campinápolis, Campo Verde, Canarana, Chapada dos Guimarães, Araputanga, Alto Araguaia, Alto Taquarí, Jauru, Campo Novo dos Parecis, Jaciara, Mirasol D"oeste, Nobres, Nova Mutum, Matupá, Pontes e Lacerda, Poconé, Pedra Preta, Lucas do Rio Verde, São José dos Quatro Marcos, Sorriso, Santo Antônio do Leverger, Sapezal e Rosário Oeste.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo relança plataforma Descubra MT com roteiros e informações essenciais para turistas

O Descubra Mato Grosso, plataforma oficial de promoção turística...

Briga de casal termina com princípio de incêndio em imóvel de Sorriso

As chamas danificaram um dos quartos numa residência de...

Prêmio de R$ 27 milhões da Mega-Sena será sorteado neste sábado

As seis dezenas do concurso 2.945 da Mega-Sena serão...

Moradores são surpreendidos ao encontrar tamanduá em imóvel no Nortão; animal resgatado

O tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), também conhecido como tamanduá-de-colete, foi...
PUBLICIDADE