PUBLICIDADE

Município no Nortão faz acordo com MPE para implantar calçadas acessíveis

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Ministério Público de Mato Grosso firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o município de Vera (90 quilômetros de Sinop) visando à regularização das calçadas de 36 imóveis públicos municipais. Com a medida, as calçadas deverão seguir as normas de acessibilidade previstas na legislação brasileira.

O acordo foi celebrado após a constatação, em inquérito civil, da ausência de infraestrutura adequada para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em diversos prédios públicos da cidade. A iniciativa busca assegurar o cumprimento da Lei nº 10.098/2000, do Decreto nº 5.296/2004, e das normas técnicas da ABNT NBR 9050/2015 (acessibilidade) e NBR 16537/2016 (piso tátil), além do Código de Obras e Posturas do município.

Entre as obrigações assumidas pelo município estão a construção de calçadas ecológicas com faixa verde, instalação de rampas de acessibilidade conforme os padrões técnicos, implantação de piso tátil e a arborização adequada nos imóveis públicos.

O cronograma de execução prevê a conclusão de 25% das obras até julho de 2025, 50% até dezembro de 2025, 75% até julho de 2026 e 100% até dezembro de 2026. A comprovação do cumprimento será feita por meio de relatórios fotográficos assinados por profissional habilitado.

O TAC tem força de título executivo extrajudicial e prevê multa mensal de R$ 10 mil em caso de descumprimento. Os valores eventualmente arrecadados serão destinados a programas ambientais ou fundos indicados pelo MPMT.

“A acessibilidade é um direito fundamental e um compromisso que deve ser assumido por toda a sociedade, especialmente pelo poder público. Com este acordo, o Ministério Público busca garantir que os espaços públicos de Vera estejam preparados para receber todos os cidadãos com dignidade, segurança e autonomia”, concluiu o promotor de Justiça Daniel Luiz dos Santos.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

UFMT abre vagas de estágio em Sinop, Cuiabá e Araguaia

Estão abertas as inscrições para estágio não-obrigatório em unidades...

Mato Grosso tem seis longas-metragens em produção através da lei Paulo Gustavo

O edital Cinemotion de Produção Audiovisual – edição Lei...

Sinop: novo mutirão de vacinação será no próximo sábado

No próximo sábado (30) a secretaria de Saúde realizará...

MP denuncia professor em Sorriso “por recrutar alunos para facção criminosa”

O Ministério Público de Mato Grosso denunciou um professor...
PUBLICIDADE